© ConveyThis.com
Capoeira | ConveyThis

O que é Capoeira?


A: um esporte
B: uma arte marcial
C: uma dança
D: acrobacias
E: música
F: um jogo
 


Resposta: A Capoeira é tudo isso, e muito mais!

 

A Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira criada pelos escravos indígenas e africanos no Brasil. Negado o direito de se defender, eles disfarçavam sua luta como uma dança, com seus próprios instrumentos e cantando.

 

Dentro da roda, dois capoeiristas "jogam" a capoeira ao ritmo do berimbau - o instrumento simbólico da capoeira - e das percussões, bem como ao aplauso de outros capoeiristas ao redor da roda. O segredo esta na capacidade de esquivar os golpes do seu parceiro, escapar e surpreendê-lo com um contra-ataque.

 

Os capoeiristas usaram sua arte para escapar das plantações de cana-de-açúcar, furtivamente no mato ralo que deu o nome Capoeira na língua nativa dos Tupi-Guarani. Os escravos que fugiram foram então escondidos nas comunidades que se reuniam na floresta, chamados Quilombos, e que foram defendidos dos ataques através da capoeira.

 

Hoje, a capoeira é praticada como uma arte marcial disfarçada de dança, com raízes históricas e fundações musicais que lhe dão toda a riqueza de seu patrimônio cultural afro-brasileiro. É atlético, espetacular e um vetor de integração social entre diferentes culturas, idades, gêneros e origens socioeconômicas.

 

A Capoeira é acessível a todos, independentemente de suas habilidades iniciais. Irá ajudá-lo a desenvolver habilidades físicas como flexibilidade, coordenação, desenvolvimento muscular, equilíbrio, velocidade e força.

 

A Capoeira irá ajudá-lo também a dominar a autodefesa: você aprenderá a esquivar golpes, evadir seu adversario e desequilibrá-lo.

 

A Capoeira também ajuda a desenvolver sua musicalidade: aumentará seu senso de ritmo, você aprenderá canções tradicionais e tocará nossos instrumentos. Estes são aspectos essenciais de cada aula no Angá Capoeira.

 

Finalmente, a Capoeira é imensamente benéfica para o desenvolvimento pessoal: ajuda a superar a timidez, se abrir aos outros, abraçar nossas diferenças, aprender a ganhar e a perder, conhecer seus parceiros, seguir as regras do jogo, se superar sem ter uma espírito competitivo e livrar-se do estresse. Participar de Angá Capoeira significa juntar-se a uma grande família em que todos são valorizados para si mesmo.