© ConveyThis.com

O que é Capoeira?


A: um esporte
B: uma arte marcial
C: uma dança
D: acrobacias
E: música
F: um jogo
 


Resposta: A Capoeira é tudo isso, e muito mais!

 

A Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira criada pelos escravos indígenas e africanos no Brasil. Negado o direito de se defender, eles disfarçavam sua luta como uma dança, com seus próprios instrumentos e cantando.

 

Dentro da roda, dois capoeiristas "jogam" a capoeira ao ritmo do berimbau - o instrumento simbólico da capoeira - e das percussões, bem como ao aplauso de outros capoeiristas ao redor da roda. O segredo esta na capacidade de esquivar os golpes do seu parceiro, escapar e surpreendê-lo com um contra-ataque.

 

Os capoeiristas usaram sua arte para escapar das plantações de cana-de-açúcar, furtivamente no mato ralo que deu o nome Capoeira na língua nativa dos Tupi-Guarani. Os escravos que fugiram foram então escondidos nas comunidades que se reuniam na floresta, chamados Quilombos, e que foram defendidos dos ataques através da capoeira.

 

Hoje, a capoeira é praticada como uma arte marcial disfarçada de dança, com raízes históricas e fundações musicais que lhe dão toda a riqueza de seu patrimônio cultural afro-brasileiro. É atlético, espetacular e um vetor de integração social entre diferentes culturas, idades, gêneros e origens socioeconômicas.

 

A Capoeira é acessível a todos, independentemente de suas habilidades iniciais. Irá ajudá-lo a desenvolver habilidades físicas como flexibilidade, coordenação, desenvolvimento muscular, equilíbrio, velocidade e força.

 

A Capoeira irá ajudá-lo também a dominar a autodefesa: você aprenderá a esquivar golpes, evadir seu adversario e desequilibrá-lo.

 

A Capoeira também ajuda a desenvolver sua musicalidade: aumentará seu senso de ritmo, você aprenderá canções tradicionais e tocará nossos instrumentos. Estes são aspectos essenciais de cada aula no Angá Capoeira.

 

Finalmente, a Capoeira é imensamente benéfica para o desenvolvimento pessoal: ajuda a superar a timidez, se abrir aos outros, abraçar nossas diferenças, aprender a ganhar e a perder, conhecer seus parceiros, seguir as regras do jogo, se superar sem ter uma espírito competitivo e livrar-se do estresse. Participar de Angá Capoeira significa juntar-se a uma grande família em que todos são valorizados para si mesmo.

Anga Capoeira
Anga Capoeira
Anga Capoeira Solidario
Aula de Capoeira Anga Capoeira
Batizado Anga Capoeira
Anga Capoeira
Anga Capoeira Maculele
2012-03-17 11.00.22
passarinho
acceuil1
galera2