Sistema de graduação ANGÁ CAPOEIRA
No Angá Capoeira, as cores das cordas simbolizam os vários componentes da Natureza, formando um conjunto equilibrado.
M. Maxuel ©
-
O Verde é a cor da floresta. Simboliza o Crescimento e a Esperança desenvolvidos a traves da Capoeira.
-
O Amarelo é a cor do Sol e do Ouro. Simboliza a vitalidade e o valor que fortalecem a dedicação á Capoeira.


-
O Azul e a cor do Céu e do Mar. Simboliza a abertura aos horizontes infinitos que podemos descobrir e aprender no universo da Capoeira.
-
A cor Branca e formada pelo conjunto de todas as outras cores. Simboliza a compreensão de todos os horizontes proporcionados pela Capoeira.
O Batizado de Capoeira
Criado por Mestre Bimba o batizado é uma festa de confraternização no universo da capoeira, onde os alunos tem a oportunidade de conhecer os diferentes mestres e professores convidados.
Durante o batizado o aluno joga com um mestre ou professor e este irá “batizá-lo” de uma forma simbólica.
Após o batismo o aluno entra oficialmente no mundo da capoeira recebendo sua primeira graduação.
É também na festa do batizado que os alunos trocam suas graduações e mostram ao jogarem com os mestres e professores o seu desenvolvimento na capoeira.
Na época de Mestre Bimba o aluno recebia uma medalha e um lenço de seda colorido como graduação. O grupo Anga Capoeira tem sua graduação nas cores da bandeira do Brasil seguindo as cores Capoeira SDB e da “ECCAGE” (ESCOLA CULTURAL CAPOEIRA GERAIS).
Integração (estagiario)
CINZA E VERDE


Sistema de Graduações
A progressão do aluno passa por seis etapas, cada uma da qual e composta por duas ou mais cordas. Cada etapa representa uma fase diferente de aprendizagem e responsabilidades distintas dentro do grupo.
O objetivo e que cada aluno que treina regularmente possa trocar de corda cada ano, sendo que os alunos que progressão mais rápido tem a possibilidade de pular uma corda.
Esse sistema foi elaborado para criar mais homogeneidade entre os alunos com a mesma corda, e para motivar alunos novos dando pontos de Referência para sua progressão.
Na fase de transição ao sistema de graduação do grupo Anga Capoeira, cada aluno treinando regularmente passara a próxima corda até o nível de verde amarelo duas voltas.